O que é a Capitalização dos Juros e quais os limites de sua aplicação?
Após a edição de MP 1.963-17/2000 é permitida a capitalização dos juros remuneratórios no âmbito dos contratos bancários desde que esta capitalização esteja prevista de forma expressa entre as cláusulas do instrumento contratual.
O que é o Sistema de Amortização Constante - SAC?
O Sistema de Amortização Constante - SAC se caracteriza pela amortização constante da dívida, ou seja, a cada mês, uma parcela fixa do saldo devedor é paga, independentemente do valor total das parcelas.
Cálculo dos Juros na Caderneta de Poupança e FGTS
Os juros podem ser calculados de forma simples ou de forma composta. A principal diferença entre estas duas formas de cálculos dos juros reside na base de cálculo utilizada para a apuração dos mesmos.
O que são os expurgos inflacionários dos planos econômicos?
Os Expurgos inflacionários são ajustes realizados em índices econômicos para eliminar os efeitos da inflação em determinado período. Esses ajustes são importantes para garantir que os índices reflitam a realidade econômica e possam ser usados como base para cálculos financeiros, como correção monetária e reajustes salariais.
Entenda a difença entre Juros Remuneratórios X Juros Moratóros nos Cálculos Judiciais
Juros remuneratórios e juros moratórios são dois tipos distintos de juros aplicados em operações financeiras e contratos. Enquanto os juros remuneratórios são cobrados como compensação pelo uso de recursos financeiros, os juros moratórios são aplicados em casos de atraso no pagamento de uma dívida.