Cálculos Bancários
Nesta categoria, você encontrará conteúdos especializados sobre cálculos bancários, abordando diversas situações envolvendo contratos de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, revisões de taxas de juros, capitalização, e correção de valores. Aqui, desvendamos os aspectos técnicos por trás dos cálculos bancários, oferecendo orientações práticas para advogados, empresas, e consumidores. Se você busca esclarecer dúvidas sobre cálculos de encargos financeiros ou entender como reavaliar dívidas e obrigações com instituições bancárias, esta seção é o seu guia essencial para uma análise precisa e confiável.
Destaques

Cálculo dos Juros na Caderneta de Poupança e FGTS
Os juros podem ser calculados de forma simples ou de forma composta. A principal diferença entre estas duas formas de cálculos dos juros reside na base de cálculo utilizada para a apuração dos mesmos.

Juros Simples X Juros Compostos: Entenda a diferença
Em relação à capitalização dos juros remuneratórios dos depósitos de poupança é consenso de que esta é uma prática perfeitamente legal e aceitável. Esta é prática de todas as Instituições Financeiras e este, também, é o entendimento da jurisprudência.

O que é o Anatocismo e a polêmica sobre a capitalização de juros?
No campo jurídico, o termo anatocismo refere-se à prática de capitalizar juros já vencidos, ou seja, utilizar os juros de mora para gerar novos juros.

O que é o Sistema de Amortização Constante - SAC?
O Sistema de Amortização Constante - SAC se caracteriza pela amortização constante da dívida, ou seja, a cada mês, uma parcela fixa do saldo devedor é paga, independentemente do valor total das parcelas.

Entenda a difença entre Juros Remuneratórios X Juros Moratóros nos Cálculos Judiciais
Juros remuneratórios e juros moratórios são dois tipos distintos de juros aplicados em operações financeiras e contratos. Enquanto os juros remuneratórios são cobrados como compensação pelo uso de recursos financeiros, os juros moratórios são aplicados em casos de atraso no pagamento de uma dívida.

O que são os Juros?
Os juros são uma remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item) entre duas ou mais partes. Normalmente, esse termo financeiro é expresso como um percentual a ser cobrado sobre o valor emprestado ou sobre o saldo devedor.

Evolução Histórica da Legislação Sobre Aplicação dos Juros no Brasil
A evolução histórica da legislação sobre a aplicação dos juros no Brasil passou por diversas fases e mudanças ao longo do tempo.

A Capitalização dos juros e os contratos bancários
A capitalização de juros é um conceito financeiro que se refere ao processo de adicionar os juros acumados ao principal de um empréstimo ou investimento, fazendo com que os juros futuros sejam calculados sobre um valor maior.

O que é Sistema de Amortização de Dívidas?
Os sistemas de amortização de dívidas são técnicas matemáticas criadas com o objetivo de definir um influxo de pagamento de forma a retornar ao agente financiador o capital e os juros que foram pactuados.

O que é a Capitalização dos Juros e quais os limites de sua aplicação?
Após a edição de MP 1.963-17/2000 é permitida a capitalização dos juros remuneratórios no âmbito dos contratos bancários desde que esta capitalização esteja prevista de forma expressa entre as cláusulas do instrumento contratual.